Os governadores do Nordeste pediram à presidenta Dilma mais investimentos do governo federal na região, principalmente em saúde, educação e estradas, durante o encontro em Arapiraca (AL) na segunda-feira (25).
O governador da Ceará, Cid Gomes (PSB), defendeu necessidade de financiamento para a saúde. “A saúde precisa de uma fonte de renda complementar. A saúde é um, se não for o maior, problema das pessoas no Nordeste, em especial os pobres. Acho que o assunto merecia uma atenção especial, principalmente a atenção secundária”, disse.
Já o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PMDB), quer a ampliação da infraestrutura. “É preciso investimentos na educação, em estradas vicinais para escoar a produção, mais saúde. Só assim vamos mudar esses indicadores do Nordeste, que ainda são muitos ruins. Se o governo federal com os Estados focarem no desenvolvimento social, daqui a quatro anos teremos um Nordeste diferente. Mas é preciso a união de governo federal, Estados e municípios”, disse.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), expôs a falta de médicos e enfermeiros na região. “Sei que a senhora está ciente, mas faltam profissionais de saúde no Nordeste. Não adianta falar daquilo que não é verdade. Não temos médicos, enfermeiros para abrir equipes do PSF [Programa de Saúde da Família], e a senhora terá nossa solidariedade para tomar ações nessa caminhada”, disse.
O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), criticou a dificuldade de obter crédito nos bancos públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário